You are currently viewing Porquê algumas pessoas tem sentimentos negativos em relação ao natal?

Porquê algumas pessoas tem sentimentos negativos em relação ao natal?

Porquê algumas pessoas tem sentimentos negativos em relação ao natal?

Sim o natal é uma data muito divertida e também comercial, em que as vendas na área comercial das empresas e negócios crescem e escalam fortemente.

Mas será que todos amam o natal? E porquê algumas pessoas tem sentimentos tão “aversivos” ao natal… É sobre isso que vamos falar agora nesse artigo.

 

O Natal e o passado.

A nossa infância é o momento onde mais guardamos sensações e sentimentos. Daniel Goleman PH’d de psicologia em Harvard, conhecido como o pai da Inteligência Emocional diz em um dos seus best sellers Inteligência emocional, que nosso cérebro guarda linhas neurais, que produzem sensações, em determinadas datas, dias, horários e até situações. 

Um bom exemplo é uma mãe, que passa muito tempo com seu filho, e tem pavor de insetos, as crianças têm um senso de exemplo com os pais muito forte. 

Quando a mãe vê um inseto e se desespera, temendo o animal, naturalmente a criança imitará a mesma ação da mãe quando ver um inseto, ainda mais se isso for reforçado diversas vezes. 

Essa trilha neural é tão poderosa, que mesmo com 25 anos, a mesma criança ainda tem o mesmo trauma, porque o cérebro gravou aquela ação como a mais segura. 

Então sabendo disso, tenha certeza que se o natal foi uma data difícil para você, foi de sofrimento ou algo do tipo, naturalmente isso se repetirá inconscientemente muitos e muitos anos depois. 

Quando o natal não é mais o problema.

Agora que você entendeu a “aversão” a data, vamos aprofundar nisso? Quantos natais para você foram felizes? Foi uma data em que você se sentiu bem? 

Acontecimentos negativos próximos a data, ou até mesmo por causa da data, podem gerar sensações dessa própria linha neural… Um abuso, uma agressão, uma frustração de não ter ganhado nenhum presente, tornam essa linha neural negativa. 

E não é culpa sua, ou do seu cérebro… o seu cérebro fez o que foi preciso para te defender! Para lhe deixar seguro, o cérebro naturalmente age com foco em um mecanismo de defesa. 

Você sabia que o cérebro é atemporal? 

Talvez você não saiba, mas o seu cérebro não sabe o que é presente, passado e futuro, para ele todos os momentos são os mesmos momentos… o que torna o trauma ainda mais conectado a datas. O seu subconsciente carrega marcas até mesmo nas palavras. 

Saber que dezembro é uma data do natal pode carregar um peso negativo.. é como se o Brasil fossem jogar outra copa do mundo aqui no Brasil e enfrentasse a Alemanha na fase de grupos. De modo que automaticamente a sensação será ruim em muitas pessoas. Relembrando a sensação dos 7×1 para eles aqui no Brasil. 

É assim que o cérebro se comporta, pode não ser a mesma casa, o mesmo local, as mesmas pessoas, mas a data em si, carrega um peso muito grande para algumas pessoas. A culpa não é sua.

Você não é o fresco, e também não é o chato de galocha! 

Explicar isso para as pessoas é um fardo, sim nós te entendemos e sim você gostaria de uma solução para esse sentimento involuntário, eu vou te dizer. 

 

Apenas ressignificar os momentos que antecederam, ou que surgiu o trauma, é a melhor maneira e mais saudável de vencer os sentimentos e sensações negativas que estão envolto dessa data. 

 

Voltar lá naquele dia, como alguém que através da mente, pode chegar lá e re significar aquela sensação. Enfrentar seus medos acompanhado de um profissional é a forma mais saudável de vencer essa sensação atemporal. 

 

Aqui na Equilibrium a hipnoterapia é muito bem indicada para o tratamento desse trauma atemporal, se você quer tratar traumas como esse, te convidamos a entrar em contato com nossa equipe.