You are currently viewing O psiquiatra não cuida de gente doida!

O psiquiatra não cuida de gente doida!

É comum você ver as pessoas pensarem que o psiquiatra trata apenas pessoas com doenças mentais como, demência, esquizofrenia, autismo, estresse pós-traumático. Mas não é bem assim. 

 

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o psiquiatra e o verdadeiro trabalho que ele realiza. Os objetivos principais do psiquiatra e a diferença de um psiquiatra para um psicólogo. 

 

ÍNDICE:

Algumas doenças e distúrbios que o psiquiatra trata:

1.Qual a diferença entre Psiquiatra e Psicólogo?

2.Qual deles é melhor para vencer meus conflitos? 

 

É na medicina que o psiquiatra se baseia podendo tratar problemas que envolvem má formação de determinadas regiões do cérebro, seja por deformidades, tortura física, traumas psicológicos na infância que inpediram o desenvolvimento sadio de determinadas funções cerebrais etc. 

 

Para tanto, podem prescrever medicações específicas para que, junto ao processo psicanalítico, obter uma resposta mais rápida e eficaz durante o tratamento.

 

Algumas doenças e distúrbios que o psiquiatra trata:

  • Depressão.
  • Transtorno de ansiedade.
  • Transtorno bipolar.
  • Demência.
  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.
  • Esquizofrenia.
  • Transtorno obsessivo-compulsivo.
  • Autismo.
  • Estresse pós-traumático.

 

O psiquiatra tem acesso a departamentos que o psicólogo não tem, mas a nenhum é melhor que o outro, cada um tem suas principais especialidades. 

 

Qual a diferença entre Psiquiatra e Psicólogo?

A função do psicólogo é analisar de que forma as pessoas se relacionam com o mundo e com si próprias, levando em conta fatores como percepção, motivação, emoção e aprendizado.

 

A psicologia não prescreve medicamentos, mas é considerada fundamental na área da saúde sendo indicada por doutores da medicina para seus pacientes. Muitas pessoas procuram psicólogos na intenção também de se conhecer mais, superar conflitos internos do passado e do presente, os psicólogos não tratam doenças como demência por exemplo, essa parte é feita pelos psiquiatras. O campo de atuação do psicólogo é muito amplo, podendo atuar em hospitais, escolas e nos recursos humanos das empresas. Atuam, também, como orientadores profissionais, na área forense, ambiental e outros.

 

Quando você decide consultar, claro vai procurar entender em qual linha o psicólogo atua, linhas como behaviorismo, a terapia cognitivo comportamental, Gestalt e lacaniana são algumas delas. 

 

Mas a diferença mesmo que mínima aos olhos das pessoas fazem grande diferença para os pacientes que se consultam com cada profissional. Os psiquiatras têm especialidade e formação para prescrever medicamentos, os psicólogos atuam em um campo filosófico, social e comportamental.

 

Qual deles é melhor para vencer meus conflitos? 

 

Acredite, não há de forma alguma um melhor que o outro, cada um deles desempenha o melhor papel em seu local de atuação… assim chegamos a conclusão que tudo depende do conflito que a pessoa está enfrentando naquele momento, por exemplo uma pessoa que tem autismo pode ser tratado por psiquiatra ou psicólogo, mas apenas o psiquiatra pode validar o laudo e passar medicamentos junto ao pediatra e neurologista. 

 

As diferenças são mínimas mas de forma abrangente eles se complementam e estão a disposição de ajudar na saúde mental de seus pacientes. 

 

Psiquiatra não trata pessoas doidas, e sim pessoas que precisam de ajuda, de amor, cuidado e carinho, assim como você.

 

Aqui no espaço equilibrium, temos os melhores psiquiatras e psicólogos, para ajudar a tratar os traumas, conflitos e problemas emocionais.

 

Estamos aqui na Av. Praia de Itapuã, 1327 – Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas – BA  e você pode em nosso site agendar uma sessão. 

 

Entre em contato e deixe nos ajudar ! 

.